Atualmente, é incontestável a necessidade do uso de tecnologias. Desde a infância, os jovens tem acesso a internet, através de diversos suportes como, por exemplo, celulares e computadores. Sendo assim, as escolas precisam acompanhar esse processo através da inserção de recursos tecnológicos no ambiente escolar. As aulas podem se tornar mais atrativas e proveitosas para os alunos.
Porém, inserir esses recursos na sala de aula não é o suficiente. Os professores precisam conhecer essas tecnologias e saber como utilizá-las. O texto O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino traz justamente essa discussão, apontando a necessidade do professor de se preparar para fazer o uso dos diversos recursos tecnológicos que podem ser trazidos para as aulas. Em algumas escolas de Curitiba, por exemplo, professores participam de palestras, oficinas e outras formações que visam a integração desses novos recursos.
Realmente, as aulas se tornam mais atrativa e proveitosas.
ResponderExcluirUm dos maiores problemas na inserção das TIC nas aulas são as posições tecnocentristas, que acham que vai ter mudanças apenas pela interconexão dos aparelhos, na verdade essa é apenas a base da inserção, posteriormente e preciso criar comunidades de trabalho (para isso a formação) e depois o trabalho colaborativo e compartilhado que gera inteligencia coletiva segundo Levy
ExcluirQuando o texto menciona "O colégio controla o uso quando a aula não necessita dos aparelhos e bloqueia o acesso às redes sociais, os principais vilões quando o assunto é distração." Temos que nos questionar que concepção de educação e tecnologias esta escola está adotando. Será que a inserção da tecnologia é vista como suporte para consumo de conteúdos em formatos mais palatáveis aos alunos??? Ou utilizada como audiovisual ou alegoria no processo de ensino?
Excluir