sábado, 30 de julho de 2016

Tecnologia na sala de aula





Atualmente, é incontestável a necessidade do uso de tecnologias. Desde a infância, os jovens tem acesso a internet, através de diversos suportes como, por exemplo, celulares e computadores. Sendo assim, as escolas precisam acompanhar esse processo através da inserção de recursos tecnológicos no ambiente escolar. As aulas podem se tornar mais atrativas e proveitosas para os alunos.
Porém, inserir esses recursos na sala de aula não é o suficiente. Os professores precisam conhecer essas tecnologias e saber como utilizá-las. O texto O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino traz justamente essa discussão, apontando a necessidade do professor de se preparar para fazer o uso dos diversos recursos tecnológicos que podem ser trazidos para as aulas. Em algumas escolas de Curitiba, por exemplo, professores participam de palestras, oficinas e outras formações que visam a integração desses novos recursos.

3 comentários:

  1. Realmente, as aulas se tornam mais atrativa e proveitosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos maiores problemas na inserção das TIC nas aulas são as posições tecnocentristas, que acham que vai ter mudanças apenas pela interconexão dos aparelhos, na verdade essa é apenas a base da inserção, posteriormente e preciso criar comunidades de trabalho (para isso a formação) e depois o trabalho colaborativo e compartilhado que gera inteligencia coletiva segundo Levy

      Excluir
    2. Quando o texto menciona "O colégio controla o uso quando a aula não necessita dos aparelhos e bloqueia o acesso às redes sociais, os principais vilões quando o assunto é distração." Temos que nos questionar que concepção de educação e tecnologias esta escola está adotando. Será que a inserção da tecnologia é vista como suporte para consumo de conteúdos em formatos mais palatáveis aos alunos??? Ou utilizada como audiovisual ou alegoria no processo de ensino?

      Excluir